top of page

Dar um presente que continua a crescer. Plantar uma árvore.

Milene Domingues

O Porquê de apoiar o trabalho da Ngura

A nossa visão é a de uma floresta selvagem revitalizada na estremadura de Portugal, proporcionando espaço para a vida selvagem florescer e para as comunidades prosperarem.

A Ngura plantará árvores nas Terras do concelho de Óbidos em seu nome.

As suas árvores serão plantadas ao lado de outras árvores nativas, e a seu tempo transformarão as encostas abertas em jovens bosques saudáveis, ajudando a restaurar a Floresta das matas do Vau. Este rico habitat irá apoiar também a vida selvagem aqui existente.

viburnum lantana.jpg
carvalho.jpeg

Preservar árvores nativas

Plantamos árvores em perigo de extinção, tais como teixo (uma das mais ameaçadas árvores no meio natural), nespereira das rochas (relativamente rara no nosso pais), lentisco (planta de interesse apícola), carvalho de Monchique (um dos carvalhos mais raros do nosso pais), mostajeiro (arvore rara), viburnum lantana (espécie rara da flora transmontana)…

Porquê plantar árvores?

Ajudar a combater a crise climática.

Ao remover o CO2 da atmosfera e ao bloqueá-lo, as árvores ajudam a combater as alterações climáticas. Estudos recentes descobriram que as árvores podem ser a melhor forma de estabilizar o nosso clima.

Image by Barna Bartis

Criar habitat para a vida selvagem

 

As árvores fornecem habitats importantes para a vida selvagem e são fundamentais para a sobrevivência de muitas espécies.

Reduzir o impacto dos fogos florestais

 

O território português tem sido devastado pelos incêndios nos últimos anos. Florestas jovens e saudáveis podem ajudar a suprimir os incêndios e a aumentar a velocidade de recuperação.

As árvores mantêm fontes de água locais

 

As árvores retêm água, previnem inundações, restauram reservatórios subterrâneos e mantêm o vapor de água no ar, aumentando as hipóteses de chuva e reduzindo a seca e a desertificação.

As árvores limpam o ar

 

Os humanos inspiram oxigénio e expiram dióxido de carbono, as árvores fazem o contrário - limpando o ar que respiramos. As árvores também absorvem poluentes tais como óxidos de azoto, amoníaco, dióxido de enxofre e ozono.

Criar uma fonte de sementes para o futuro

 

A regeneração natural das árvores só é possível onde permanece uma fonte viável de sementes.

bottom of page